Confira o bate papo de João Paulo Pacifico com o incrível Dudu Pacífico!
Confira a segunda parte do papo de João Paulo Pacifico com o Du Pacifico, pra entender como a Psicologia Positiva e a Meditação estão ajudando a construir um Mundo Melhor para muitas crianças e jovens.
Confira esse e outros resultados do trabalho da ONG na terceira parte do papo de João Paulo Pacifico com o Du Pacifico.
Para o Fórum Econômico Mundial (2016), uma das habilidades mais demandadas é a gestão das emoções. Estamos vivendo uma era de depressão e ansiedade. Dados indicam que 1 em cada 5 crianças apresenta algum transtorno mental.
Crianças que participam de programas de habilidades socioemocionais apresentam melhor desempenho nas avaliações dos componentes curriculares como matemática, português e ciências naturais, além de reduzirem problemas comportamentais (Durlak et. al 2010).
Ensinamos a: “ouvir o corpo”, identificando as reações aos sentimentos; “nomear os sentimentos”, ampliando nosso repertório; “identificar a necessidade” por trás do sentimento; “acolher e agir com consciência”, escolhendo conscientemente o que fazer e; “ter empatia com os outros”, respeitando e acolhendo suas necessidades e sentimentos (Goleman 2012 ).
Divulgamos também a Comunicação Compassiva, incentivando a escuta atenta e a conexão entre as pessoas. Acreditamos que todos os seres humanos têm a capacidade de compaixão e recorrem apenas à violência ou ao comportamento que prejudica a si e aos outros quando não reconhecem estratégias mais eficazes para satisfazer as suas necessidades. Reconhecemos que a raiz da raiva é nossa interpretação (Rosenberg 2010).
Trabalhamos para criar ambientes harmoniosos e compassivos com a Disciplina Positiva. Promovemos métodos que convidam a focar em soluções em vez de punições e recompensas (Nelsen 2016). Acreditamos que as crianças precisam de encorajamento, assim elas podem assumir a responsabilidade pelos próprios atos, exercerem uma fala honesta e gentil e oferecerem sua presença empática.
“O que eu mais gostei no projeto foram as histórias que me ensinaram a não desistir dos meus sonhos”
Participante do Gaia+ ValoresJ.V, aluna e moradora do CEVAM“(O projeto) mudou muitas coisas. Eu era triste. Passei a ser mais feliz e alegre. Mudou muitas coisas que eu nem imaginava. T.R. aluna e moradora do abrigo CEVAM e participante do Gaia+ Valores.”
Participante do Gaia+ ValoresT.R., aluna e moradora do CEVAM“(O projeto) ensinou muitas coisas novas para mim. Me trouxe mais alegria, energia, vontade de viver, correr atrás dos meus sonhos.”
Participante do Gaia+ ValoresD.V.S., aluna e moradora do CEVAM“Gostei da técnica de respiração. Ela me ajudou a controlar o meu transforno de ansiedade. Quando sinto que as crises querem voltar, aplico a prática e consigo me acalmar e me concentrar naquilo que estou fazendo”
Professora do Projeto Amar e participante do Gaia+ Valores Juliana Mendes“(O projeto) me fez ter calma, conseguir controlar meus instintos e conseguir ter paciência.”
Participante do Gaia+ Valores B.S., aluna e moradora do CEVAM“As crianças estão mais gratas e estão trabalhando em como se manterem calmas em determinadas situações.”
Professora do projeto Amar e participante do Gaia+ Valores Maria Edna